sábado, 8 de dezembro de 2012

Moçambique Antes da Colonização




            Moçambique, país que hoje possui o português como sua língua oficial, tem em sua história o domínio das dialéticas usadas pelos povos indígenas africanos, que por motivos desconhecidos saiam de suas localidades a busca de um novo local para se estabelecer, e encontraram na região Sul da África onde se localiza Moçambique. Os primeiros habitantes de Moçambique foram os Khoisan, que eram caçadores-colectores. Moçambique tinha uma região com grande fertilidade, e havia, portanto, condições para a fixação de povos caçadores-colectores e até de agricultores.
 Moçambique durante um longo período foi habitado por diferentes povos como, por exemplo, os San, Khoisan, Bosquímanos e Bantu, em determinados momentos. As informações sobre este país no período antecedente a colonização são poucas, mas é evidente que os antigos habitantes da região tinham hábitos semelhantes e preservavam a pratica da caça, e viviam do que encontravam. A base da economia dos habitantes era a agricultura, mas também tecelagem e metalurgia encontravam-se desenvolvidas, para suprir necessidades familiares e o comercio era em troca direta. A estrutura social era bastante simples – baseada em famílias de linhagem à qual era reconhecido um chefe.  
Com o tempo, o crescimento demográfico, novas invasões e principalmente com a chegada de mercadores, a estrutura social tornou-se mais complexa, com linhagens dominando outras e, formando-se verdadeiros estados na região. Moçambique apresentava situações adequadas para o mantimento dos povos que o habitam, um país que lhes dava possibilidade de continuar seus costumes e hábitos, de historia pouco conhecida no seu inicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário