sábado, 8 de dezembro de 2012

Geografia e Economia Moçambicana;


Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbábue.

Atualmente a economia de Moçambique, baseia-se na agricultura, no comércio, na extração de minérios e na exploração de recursos naturais. A economia de Moçambique passou diversos fatores após a independência, que levaram ao enfraquecimento da economia moçambicana, entre esses diversos fatores estão: a imigração de seus técnicos e empresários que em maioria eram de origem portuguesa, as influências políticas, a guerra de 1980, que contribuiu para a paralisação da economia moçambicana. Nesta época as condições de vida se tornaram cada vez mais difíceis pois, a fome alastrava-se no pais. Face à crise, foi implantado o programa de Reabilitação da econômica (PRE), com o fim da guerra a economia começou a se recuperar, apesar de grandes problemas internos, a economia moçambicana está caminhando para um bom caminho.
A geografia de Moçambique é formada por grandes planaltos, montanhas, costas e planícies. O monte mais alto está na provincia de Manica, o monte Binga, rumo a Oeste com 243m de altitude. A costa de Moçambique apresenta muita diversidade desde o Norte até o Sul, destaca-se na vegetação, o banco submarino de corais, rochas e lamas.
O clima predominante de Moçambique é tropical húmido com suas temperaturas médias anuais de 24º e 25ºc distribuídas entre as zonas de influência oceânica e interior do continente. São distintas duas estações do ano, como Inverno que é a época seca e fria que varia entre os meses de Abril à Outubro e Verão ou estação quente com chuvas é desde Outubro à Março. A rica Fauna de Moçambique possui um acervo de mais de 5500 espécies, das quais 216 são endêmicas. As espécies existentes entre os mamíferos de grande porte são: elefantes, leões, impalas, zebras, búfalos, hipopótamos, crocodilos, antílopes, leopardos, hienas, lobos. O país possui uma grande diversidade marinha, que constitui de certo modo uma riqueza. Para além dos peixes, dos crustáceos, crocodilos marinhos, lagostas e outras espécies, existem também nos mares do território espécies como: tartarugas marinhas e dugongos, que são espécies em via de extinção e que devem ser protegidas.
(A flora de Moçambique possui cerca de 89 por cento do país apresenta uma vegetação lenhosa, composta por árvores e arbustos, 45 por cento da cobertura da vegetação é de savana pouco densa com pouco valor comercial, mas com grande valor ecológico), isto é, constitui floresta nativa. E a floresta artificial, com um total de 46200 ha, das quais 24000 plantadas após a independência.
 A economia de Moçambique pouco, a pouco vem estabelecendo certa estabilidade, por mais que grande parte de sua população seja pobre, o turismo, e a exploração de alguns recursos naturais, vem ajudando o país a se reerguer.

Um comentário: