quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Turismo em Moçambique - Vale a pena visitar...

     "O paraíso que fala português." Assim pode ser definido Moçambique, país que foi colônia de Portugal e que vem se reerguendo depois de anos de luta armada pela independência e de guerra civil. Localizado na costa do oceano Índico, na fronteira com a África do Sul, Moçambique é aproximadamente do tamanho de 10% do território brasileiro. Mas belezas não faltam ao lugar.

      Com 20 milhões de habitantes, o país possui 13 mil quilômetros de lagos e represas. Antes de passar pelo período duro da luta pela independência, era um destino turístico muito procurado pelos europeus, por volta dos anos 50. A África do Sul era evitada, por causa do Apartheid, e Moçambique atraía as pessoas que desejavam conhecer o continente africano.
Para nós brasileiros, uma vantagem de visitar Moçambique é a língua. Ao contrário da África do Sul, por exemplo, que tem 11 línguas oficiais, Moçambique só tem como oficial o português. Apenas em alguns lugares são falados dialetos africanos.

O grande desafio de Moçambique agora é driblar a pouca estrutura turística e fazer o turista ver nesse país, que é um dos mais pobres do mundo, um lugar com potencial para crescer e com muitas atrações.



Maputo


Catedral de Maputo
  Capital e maior cidade de Moçambique, Maputo fica ao sul do país, na margem ocidental da Baía de Maputo, e tem uma história interessante, que atrai turistas a alguns dos seus pontos. A cidade é bastante visitada por europeus, especialmente por portugueses. Vale visitar a Catedral de Maputo, a Casa de Ferro, o Jardim Tunduro, o Museu de História Natural de Moçambique, a Fortaleza de Maputo, a Casa Amarela (sede do Museu Nacional da Moeda), entre outros pontos turísticos.


Ilha de Inhaca
Estando em Maputo, é possível ir de ferryboat até a Ilha de Inhaca, que fica a 32 quilômetros da capital moçambicana. Apesar de muito pequena – menos de 40 quilômetros quadrados e 4500 habitantes – a Ilha de Inhaca tem grande potencial turístico. As paisagens são belíssimas, com muitos recifes de coral e praias paradisíacas. A ilha é protegida como reserva integral e fica sob a responsabilidade da Estação de Biologia Marítima, órgão da Universidade Eduardo Mondlane, a maior universidade de Moçambique.


Inhambane
Baía de Inhambane
Com cerca de 1 milhão de habitantes, Inhambane é uma província com capital de mesmo nome e belos lugares a serem visitados. A capital fica a cerca de 500 quilômetros ao norte de Maputo. No seu entorno há praias belíssimas e resorts de primeira.


Pemba
Praia da Barra
Na cidade de Pemba é possível visitar belas praias quase desertas, como a Praia da Barra, que conta com a presença de pescadores e poucos turistas. Algumas praias lembram as do Nordeste, mas com o diferencial da cultura. Há comunidades abertas à visitação perto dessas praias.


Arquipélago de Bazaruto
Considerado um dos mais belos da África, este arquipélago fica a 600 quilômetros da capital Maputo. Tem areias brancas e águas limpas.Entre as ilhas mais importantes estão Bazaruto, Benguerua, Santa Carolina, Magaruque e Lunene. Somente as duas primeiras são habitadas.


Apesar de ser um país pobre, há cultura e beleza em todos os cantos, visite Moçambique.